Portal Capoeira

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Mercado Modelo- Salvador Bahia

Quem nunca ouviu falar no Mercado Modelo? Quem nunca escutou uma musica de capoeira que fale do Mercado modelo? Pois é, Hoje vou falar um pouco sobre o Mercado Modelo na Bahia por que tem muita gente que ja ouviu falar mas não sabe do que se trata.

mercadomodelo.jpgUma viagem a Salvador não está completa sem uma visita ao Mercado Modelo, tradicional centro de artesanato típico da Bahia. Considerado um dos principais pontos turísticos da capital baiana, o Mercado Modelo reúne o que há de mais expressivo nas tradições locais, desde os trabalhos de arte realizados por artesãos, até a comida que é símbolo do estado.

Uma visita ao Mercado Modelo já começa a valer a pena mesmo do lado de fora. O Mercado Modelo está localizado na cidade baixa de Salvador, mais precisamente na Praça Cayru. O seu entorno conta ainda com o tradicional Elevador Lacerda, a igreja da Conceição da Praia, a Marina da Cidade e o porto, completando o cenário multicolorido tão peculiar de Salvador. O edifício néoclássico, construído em 1861 e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, abrigou no passado a Terceira Alfândega da capital.

Atualmente, são mais de 260 lojas dentro do mercado que vendem os mais variados tipos de arte baiana. Aqui, é possível encontrar rendas, tapeçarias, pinturas, objetos de decoração, artigos em cerâmica e lembrancinhas dessa cidade única no Brasil. Isso sem falar nos trabalhos com pedras preciosas, bijuterias, jóias, figas, couro, prataria, e tantas outras peças que impressionam por sua qualidade e riqueza de detalhes, cores e formatos. Tudo desenvolvido com a grande influência da cultura africana, além do toque da presença europeia e a simplicidade dos índios brasileiros. Mistura que resulta em uma expressão artística que só se encontra na Bahia. A riqueza e a qualidade dos artigos oferecidos é tanta, que o Mercado Modelo atrainão só turistas estrangeiros, mas também visitantes brasileiros e até mesmo os soteropolitanos, que têm a sorte de morar bem próximo dessa atração tradicional imperdível.

Para completar a visita ao Mercado Modelo, ainda estão disponíveis bares espalhados em meio as lojas, onde é possível encontrar bebidas típicas da Bahia e quitutes locais. Mas, para aqueles que não dispensam o verdadeiro sabor de Salvador, vale a visita ao andar superior do mercado, onde estão os encantadores restaurantes Camafeu de Oxóssi e Maria de São Pedro. Ámbos estabelecimentos estão entre os mais antigos restaurantes típicos baianos, e servem o que há de mais rico na culinária local. E o melhor: os pratos com sabores indescritíveis podem ser saboreados com uma vista para o mar deslumbrante! Como se tudo isso já não fosse o suficiente para atrair milhares de visitantes, o Mercado Modelo ainda conta com apresentações frequentes de capoeira, que representam a mais tradicional expressão da dança e luta local. Conheça o Mercado Modelo de Salvador e se encante com anos de tradição, história e cultura que só se encontra na Bahia!

Funcionamento: 
Segunda a sábado, das 9h às 19h.
Domingos e feriados, das 9h às 14h - restaurantes até às 16h                  
 
 Roda de CapoeiraO Mercado Modelo parece ser o cenário ideal para uma roda de capoeira. O colorido do artesanato, o mar ao fundo e o som do berimbau fazem parar o olhar de turistas e pessoas que transitam pelo Comércio. Todos ficam hipnotizados pela música e o gingado dos capoeiristas. As rodas de capoeira já fazem parte da paisagem, e quem puder, pode contribuir com R$ 1,00 para os integrantes dos grupos que se apresentam. Algumas cantigas, como esta do Mestre Curió, fazem alusão ao mais famoso mercado da Bahia.

"Tava no Mercado Modelo Modelo
Esperando o amanhecer, ai auê
Tava no Mercado Modelo Modelo
Esperando o amanhecer, ai auê
Muita gente esperando, perguntando
Camará que vai fazer, ai auê
Muita gente esperando, perguntando
camará que vai fazer, ai auê
Eu respondo, eu sou capoeira
e maculelé, ai auê
Eu respondo, eu sou capoeira
e maculelê, ai auê
Ai ai auê, aiê!
Ai ai auê"

0 comentários:

Postar um comentário

 
Rabiscado por Rangel