Portal Capoeira

Manhas e Malícias


Animação de Jogo Capoeira em LEGO  (Short video of legos playing capoeira)


____________________________________________________________________

Momento Manguaça - Não Basta Beber, têm que conhecer

Camaradas!


É bom que a gente nunca esqueça da inegável contribuição dos negro a nossa cultura e bens culturais... Até mesmo quando isso poderia ter representado momentos de agonia e dor. Segue a interessante lenda. Verdade ou mentira? Quem poderia saber!


Antigamente, no Brasil, para se ter melado, os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo. Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse. Porém um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou. O que fazer agora?
A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor. No dia seguinte, encontraram o melado azedo fermentado. Não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e
levaram os dois ao fogo. Resultado: o 'azedo' do melado antigo era álcool que aos poucos foi
evaporando e formou no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente. Era a cachaça já formada que pingava. Daí o nome 'PINGA'.
Quando a pinga batia nas suas costas marcadas com as chibatadas dos feitores ardia muito, por isso deram o nome de 'ÁGUA-ARDENTE' . Caindo em seus rostos escorrendo até a boca, os escravos perceberam que,
com a tal goteira, ficavam alegres e com vontade de dançar. E sempre que queriam ficar alegres, repetiam o processo.

____________________________________________________________________


                                 DOC.CAPOEIRA,OS BAMBAS DA CAPOEIRA            DO RIO DE JANEIRO
                                    

____________________________________________________________________

♫ Salve a malandragem ♫

A capoeira é uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular, música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música

              Maculelê

A lenda popular conta que Maculelê era um nome de um negro fugido,
ele possuía uma rara doença de pele.

Maculelê após sua fuga teria sido acolhido por uma tribo indígena da região,
que cuidaram de sua doença, porém os índios não o deixavam fazer serviços
com os demais homens da tribo pois não era um índio como os demais.

Quando os homens desta tribo saiam para suas atividades, Maculelê ficava
sozinho na tribo com as mulheres e as crianças.

Certo dia uma tribo rival aproveitou deste momento para atacar a tribo.
E com apenas dois bastões, defendeu heroicamente a tribo que o acolheu.

Desde então a dança Maculelê foi considerada uma dança que simboliza
a coragem dos guerreiros.
____________________________________________________________________
                          A Rasteira do ''Trapalhão''

Bom galera! Vou deixar aqui mais um video para  a nossa coleção de Manhas e Malícias, que realmente tem tudo a ver com o assunto. Trata-se do querido personagem dos TRAPALHÕES, o MUSSUM. Confiram o video que é muito legal diga-se de passagem. Abraços!
   ____________________________________________________________________
       Capoeira Angola Mestre Pastinha
 

* Os alunos de 
Mestre Pastinha usavam calça preta, camisa amarela e jogavam calçados. Era a homenagem que o Mestre fazia ao time de seu coração o Ipiranga que usava as mesmas cores. 

*
Mestre Pastinha falava : "quando eu jogo até pensam que o velho está bêbado, porque eu fico mole e desengonçado, parecendo que vou cair. Mas,ninguém ainda me botou no chão,e ainda nem vai botar ".

*Traços de 
Mestre Pastinha- "Mandinga de escravo em ânsia de liberdade" "Capoeira foi para homem,menino, velho e até mulher não aprende quem não quer" "Cada um é cada um" "O negócio é aproveitar os gestos livres e próprios de cada qual" "Berimbau é primitivo mestre da vibração e ginga ao corpo da gente" "Sou discípulo que aprende um mestre que da lição"

*Mestre Curió explicando a Mandinga -
"Existem muitas partes da mandinga, existem a mandinga da magia negra e a mandinga da malícia do capoeirista, quando ele se diz realmente capoeirista . Mandinga é isso, é sagacidade, é voc6e poder bater no adversário e não bater , você mostra que não bateu porque não quis."

*
Mestre Pastinha explicando a Chamada - "A chamada é uma filosofia do angoleiro, é a malícia do angoleiro. Por que hoje a humanidade se preocupa muito em ficar forte, em fazer artes marciais, em ficar atleta para jogar capoeira. A capoeira não depende disso , a capoeira depende da técnica , malícia e sagacidade. Quando o camarada tá muito brabo dentro da roda, quer bater , quer pisar, eu chamo ele. Ele vai entender do jeito que souber pois a violência do angoleiro não está em dar rasteira, nem pontapé, nem murro. A malícia do angoleiro está realmente nas chamadas."
____________________________________________________________________
                                                           Capoeira Regional

  


Principais características da Capoeira Regional:


Exame de Admissão, Seqüência de Ensino de Mestre Bimba, Cintura Desprezada, Batizado, Esquenta Banho, Formatura, Iúna, Curso de Especialização, Charanga, Toques, Quadras e Corridos. Plasticamente a Capoeira Regional é identificada pelos golpes bem definidos, pernas esticadas, movimentos amplos, jogo alto e objetivo.
Exame de Admissão:

Consistia de alguns exercícios básicos, com a finalidade de verificar a flexibilidade, força e equilíbrio do iniciante. Em seguida a aula de coordenação onde o aluno aprendia a gingar auxiliado pelo Mestre Bimba. Para ensinar a ginga, o Mestre pegava-o pelas mãos e o ensinava à gingar.
Seqüência de Ensino de Mestre Bimba:

O mestre criou o primeiro método de ensino da Capoeira, que consta de uma seqüência de movimentos de ataque e defesa dividida em 08 módulos, devendo ser praticada todos os dias. Os movimentos treinados na seqüência são os mais utilizados na roda de Capoeira.
Cintura Desprezada:É uma seqüência de golpes ligados e balões, onde o capoeirista projeta o companheiro, que deverá cair em pé ou agachado jamais sentado. Tem o objetivo de ensinar o capoeirista a sair e livrar-se dos agarrões, desenvolver a auto-confiança, o senso de cooperação, responsabilidade, agilidade e destreza.

Batizado:
É um momento de grande significado para o aluno, na Academia de Mestre Bimba ele dizia "Hoje você vai entrar no aço". Desta maneira o Mestre avisava ao aluno que chegou a hora do seu batizado, era um momento de grande emoção. Para este jogo era escolhido um formado ou um aluno mais velho da Academia, que como padrinho incentivava ao afilhado a jogar, fazendo-o soltar o jogo, então era dado um apelido "Nome de Guerra" com o qual passaria a ser conhecido na capoeira.

Esquenta Banho:
Logo após o termino da aula todos os praticantes corriam para o banheiro afim de tomarem uma ducha, no entanto o banheiro da academia só tinha um chuveiro, o que causava um congestionamento. Para não esfriar o corpo, os alunos mais velhos, normalmente os formados tomavam a iniciativa e começava o "Esquenta Banho".

Formatura:
Era um dia especial para o Mestre e seus alunos, um ritual com direito a paraninfo, orador, e madrinha. Era como se aluno estive concluindo o ensino fundamental.

Iúna:
A Iúna é uma marca registrada da Capoeira Regional, é um toque de berimbau criado pelo Mestre Bimba, onde só os alunos formados tinham acesso à roda, sendo obrigatório a realização de um "jogo de floreio", bonito, curtido, malicioso e que deve ser aplicados os balões.

Curso de Especialização:Este era um curso onde só poderia participar os alunos formados por Mestre Bimba, que tinha como conteúdo as "emboscadas".

Mulher Barbada:Criada por BIMBA é uma bebida que faz parte da tradição da Capoeira Regional.
 
____________________________________________________________________
                                           A Navalha na Capoeira

  


Naifa, Nafe, Sardinha, eram alguns dos nomes pelos quais era conhecida a Navalha, uma arma outrora muito utilizada pelos capoeiras. Pelo que se sabe, a navalha é uma herança dos portugueses, que a teriam introduzido entre os capoeiristas no Rio de Janeiro ainda no século XIX.

Os “fadistas” portugueses, sobretudo na cidade de Lisboa, que freqüentavam os bairros tradicionais da Alfama, Mouraria e Madragoa, no início do século passado, eram sujeitos sociais muito próximos aos “capoeiras” do Rio de Janeiro, pois além de freqüentarem os mesmos ambientes: portos, boemia, prostíbulos, botequins, eram também considerados sujeitos marginais que sofriam a dura perseguição da polícia, assim como os capoeiras por aqui. E nesses conflitos com a polícia, e também nas disputas entre os seus próprios pares, a navalha era uma arma que estava sempre à disposição, e não raro, eram responsáveis por graves ferimentos entre esses sujeitos e até morte em muitos casos.

O próprio “lenço de seda” utilizado no pescoço, parte indispensável da indumentária

Manduca da Praia, Natividade e o legendário Madame Satã no Rio de Janeiro, assim como Caboclinho, Inocêncio Sete Mortes e Noca de Jacó na Bahia, ou como Nascimento Grande em Pernambuco, são nomes de alguns capoeiras que ficaram também conhecidos como exímios manejadores da navalha.

A navalha hoje em dia, já não faz mais parte do universo da capoeiragem, mas é sempre bom ficar de olho aberto, numa roda de capoeira, quando o jogo aperta e algum sujeito coloca as mãos no bolso de trás da calça ….afinal….nunca se sabe !!!



1 comentários:

cintya disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

 
Rabiscado por Rangel